top of page

Odontologia

Horário com dentista

Quando se fala em odontologia muitos pensam em dor de dente, cárie, ou coisas do tipo. Mas a odontologia é muito mais do que tratar uma dor de dente. Ela é uma área da saúde humana que consiste em estudar e tratar profundamente do sistema estomatognático, o que inclui regiões da face, cavidade bucal, pescoço, musculatura mastigatória, ossos, dentes, tecidos e articulações.

O UFA preza muito pela prevenção. Como diz o ditado, a prevenção é o melhor remédio. E quando se trata de nossa saúde bucal, esse ditado é mui bem aplicável. Quem já teve dor de dente costuma dizer que é uma das piores dores que existem. Mas não é só isso. Muitas doenças e problemas sérios de saúde são prevenidos com boas escovações diárias e uma maior atenção à saúde de nossas bocas, fazendo visitas regulares ao dentista.

Além da temida dor de dente, alguns outros incômodos podem surgir, como a sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frio, ou o sangramento na gengiva ao passar fio dental ou morder certos alimentos. Mas isso é só o começo. A boca, por receber alimentos, ser húmida e quente, é o órgão perfeito para abrigar bactérias, cerca de 6 milhões delas. Algumas delas são inofensivas e até necessárias, responsáveis, por exemplo, pela digestão dos alimentos. Outras, porém, são extremamente perigosas e podem causar infecções que, por sua vez, podem se espalhar pelo corpo. Bactérias que se alojam nos dentes podem ir para onde quiserem por meio das correntes sanguíneas. E os locais mais comuns são no coração, pulmão e rins.

cirurgia dentária

Em resumo, uma infecção iniciada na boca, se não tratada, pode acabar levando a uma infecção generalizada mortal. Já deu pra ver que vaidade é o último motivo para você querer cuidar de sua higiene bucal.

Não é à toa que a odontologia, apesar de não ser uma medicina tão antiga, é considerada tão importante. O curso de formação do dentista dura em média 5 anos, passando por disciplinas como fisiologia, patologia, anatomia, imunologia, microbiologia, histologia e bioquímica.

A área odontológica é dividida em várias especialidades. Abaixo alistamos as algumas delas:

  • Dentística (essa é a mais comum, que inclui procedimentos estéticos, preventivos e educativos, entre outras coisas);

  • Buco-maxilo-facial (responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico, lesões, traumatismo, entre outras coisas);

  • Endodontia (responsável pela preservação dos dentes por meio de tratamento e controle de alterações da polpa e tecidos);

  •  Ortodontia (responsável pelo estudo, prevenção, e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e das disfunções dento-faciais);

  • Periodontia (estuda e trata as doenças gengivais e periodontais).

bottom of page