top of page

Oftalmologia

teste ocular

Qual foi a última vez que você foi a um oftalmologista? Se você respondeu que foi há mais de um ano, significa que já passou da hora de marcar um exame. Apesar de muitos minimizarem a importância de um exame oftalmológico, indo às consultas apenas quando já sentem um certo incômodo na visão, a recomendação é que se faça exames regulares, pelo menos uma vez ao ano para quem tem menos de 40 anos, e de 6 em 6 meses para quem já passou dessa idade, independente das suas condições de saúde.

Vista cansada ou óculos com graus diferentes do ideal podem causar dores de cabeça e tontura. O objetivo da visita frequente ao oftalmologista não é apenas receber a prescrição de óculos ou ajustar o grau, mas sim prevenir doenças que causam a perda progressiva da visão, podendo levar à cegueira.

Quem possui doenças patológicas, como a diabetes ou hipertensão, deve redobrar os cuidados com a visão. Essas doenças podem levar a complicações oculares que, se não forem diagnosticadas e tratadas preventivamente, podem causar a perda da visão.

Como dito, exames oftalmológicos devem ser feitos com frequência, mas algumas circunstâncias exigem que ajuda profissional seja procurada com mais urgência. Algumas delas são:

Dificuldade para enxergar. Esse é sem dúvida o principal motivo que leva alguém a marcar um exame oftalmológico. Se você tem dores de cabeça frequentes, em especial na região dos olhos, ou está com a vista embaçada, precisa falar com um especialista.

Diabetes ou hipertensão. Como já mencionamos, doenças patológicas podem causar ou agravar problemas oculares, como o glaucoma e a catarata. Aliás, essas doenças estão tão relacionadas que o oftalmologista pode facilmente identificar diabetes ou hipertensão por conta de problemas oculares, como inchaço da lente ocular ou a danificação dos vasos da retina.

Pftalmologista.jpg

Coceira nos olhos. Nosso corpo está constantemente nos dando sinais, e precisamos ficar atentos a esses sinais. Qualquer desconforto nos olhos, como coceira, irritação, vermelhidão e dor, são indícios de que você precisa procurar um especialista.

Outros fatores exigem uma consulta médica. Como já mencionamos, a idade é um desses fatores. Com a idade, é comum sentir a vista cansada e dificuldade de focalizar objetos próximos.  Mas apesar desses fatores estimularem a marcação de uma consulta, o UFA atua principalmente na prevenção. Por isso reforçamos a importância da consulta regular, de pelo menos uma vez ao ano. O UFA preza por sua visão e o incentiva a fazer o mesmo.

bottom of page