top of page

Ortopedia

ortopedia 2.jpg

O que faz um Ortopedista?

Ortopedista é o médico especializado no diagnóstico, correção, prevenção e tratamento de pacientes com lesões e disfunções relacionadas à locomoção, como desordem nos ossos, juntas, músculos, ligamentos, tendões, nervos, etc. Esses compõem o sistema musculoesquelético.

A ortopedia é uma especialidade de incrível amplitude e variedade. Os especialistas tratam uma grande variedade de doenças e condições, incluindo fraturas e luxações, ligamentos rompidos, entorses e distensões, joelhos, tumores ósseos, anormalidades de crescimento, entre muitas outras coisas.

Em geral, os ortopedistas são especializados em:

  • Diagnóstico de lesão ou distúrbio;

  • Tratamento com medicamentos, exercícios, cirurgia e outros planos de tratamento;

  • Reabilitação, recomendando exercícios ou fisioterapia para restaurar o movimento;

  • Prevenção, com informações e planos de tratamento para prevenir lesões ou retardar a progressão de doenças.

 

A importância do Ortopedista

A importância de um bom ortopedista está na prevenção, tratamento e recuperação de qualquer problema que envolva sua especialidade. É importante, por exemplo, que crianças sejam acompanhadas desde cedo para se certificar se seu crescimento está adequado e se há indícios de má-formação que podem ser minimizados ainda na fase de crescimento.

O tratamento de lesões também exige um acompanhamento de um excelente ortopedista. Contando com o auxílio desse profissional, as chances de um diagnóstico correto e da indicação de um tratamento adequado para o quadro são melhores. Além disso, em casos de acidentes graves, a avaliação rápida e eficaz de um ortopedista pode ser um fator de sobrevivência do paciente, cabendo a esse profissional optar pela intervenção cirúrgica e os procedimentos necessários para a recuperação da pessoa.

Por fim, é também fundamental o acompanhamento de um bom ortopedista no processo de recuperação de uma fratura.

Ortopedia.jpg

Quando procurar um Ortopedista?

O UFA sempre reforça a importância da prevenção. É muito importante ter consultas regulares para fazer um check-up, mas alistamos abaixo seis sinais e sintomas que você não deve ignorar. Se você estiver enfrentando algum dos problemas a seguir, marque uma consulta com um ortopedista para ser avaliado:

  • Dor, rigidez ou desconforto que torna as atividades diárias difíceis;

  • Dor crônica (dor que dura mais de 12 semanas);

  • Diminuição da amplitude de movimento;

  • Instabilidade ao caminhar ou ficar em pé;

  • Fraqueza progressiva ou dormência nos braços ou pernas;

  • Lesão de tecido mole (inchaços e hematomas) que não melhorou após alguns dias.

bottom of page