Pediatra

Wadsworth_Choosing a Pediatrician_Large.

Pediatria é o ramo da medicina que trata a saúde e os cuidados médicos de bebês, crianças e adolescentes, do nascimento até os 18 anos. É na infância, desde o início da vida, que se dá a formação da criança como ser-humano, ou seja, é a infância que vai determinar que tipo de adulto a criança será. O papel do pediatra é essencial nesse crescimento, já que o acompanhamento médico é feito não somente à criança, mas também à família, fornecendo orientações importantes para o cuidado da criança.

Cabe ao pediatra responder pelos cuidados do paciente não somente para tratar as doenças, mas também para prevenir e orientar na busca de práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física e leitura, o estimulando, também, à autoestima e a encarar as dificuldades escolares, sociais e sexuais.

O ideal é que o acompanhamento pediátrico se inicie ainda na maternidade, com as primeiras vacinas e exames essenciais, como o teste do pezinho e os de sensibilidade ocular e auditivo. Durante esses primeiros anos as consultas precisam ser frequentes, de preferência mensais, para acompanhar o desenvolvimento da criança e a introdução de novos alimentos.

Já no período dos 3 aos 5 anos as visitas podem ser mais espaçadas, mas nessa fase, em que o sistema imunológico ainda está sendo formado, é comum que as crianças sejam acometidas por doenças respiratórias, como gripes e resfriados, ou doenças alérgicas. Além disso, esse também é o período de introdução escolar, onde a criança pode sofrer impactos sociais, tendo que se adaptar ao convívio com outras pessoas e podendo encontrar dificuldades nessa socialização. Pode também ter crises de birra e ansiedade ao ficarem separadas dos pais. Caso isso aconteça, a visita frequente ao pediatra deve ser mantida.

Dos 6 aos 11 anos o desenvolvimento intelectual da criança ocorre mais rápido que o desenvolvimento físico. Por isso o acompanhamento é importante para identificar possíveis discordâncias no processo de aprendizagem ou na socialização.

Ouvir os pulmões do bebê

A adolescência, o período dos 12 aos 19 anos, talvez seja o período mais complicado. Nessa fase o adolescente talvez ache que já é muito crescido para ir ao pediatra, mas a própria legislação brasileira determina que até essa idade o adolescente seja atendido pelo pediatra, já que este é o profissional que está melhor capacitado para lidar com pessoas nessas idades. E é também nessa fase que ocorrem as mudanças corporais e hormonais, as quais devem ser acompanhadas de perto.

Pais, lembrem-se que o pediatra é o seu parceiro na busca pelo bem-estar do seu filho.