Pré-Natal

A gravidez traz muitas mudanças no corpo da mulher. Ela precisa cuidar de si mesma e da vida que há dentro dela. Na verdade, o corpo precisa ser preparado antes mesmo da gravidez acontecer. Por isso, as mulheres que desejam engravidar devem receber certos cuidados e manter o corpo em boa forma. Caso a gravidez ocorra de surpresa, esses cuidados essenciais precisam começar imediatamente.

Mudanças hormonais acontecem e as mulheres precisam cuidar também de uma outra vida. Mulheres que eram saudáveis ​​antes da gravidez também podem ter complicações com mudanças físicas. Por isso a gravidez pode, muitas vezes, ser arriscada. Assim, o cuidado pré-natal pode reduzir o risco de complicações durante e após a gravidez. Isso pode ajudar os profissionais de saúde a diagnosticar, tratar e administrar as condições de saúde antes que elas se agravem.

O que é cuidado pré-natal?

Um nascimento saudável vem de uma gravidez saudável. O cuidado pré-natal aumenta as chances de uma gravidez e parto saudáveis ​​e sem riscos. Isso começa com os cuidados antes mesmo da gravidez.

Cuidados antes da gravidez

Os cuidados antes da gravidez ajudam as mulheres a tomar algumas medidas antes de engravidar, para que possam ter uma gravidez saudável. Algumas dessas medidas são:

  • Planos para a vida reprodutiva;

  • Controlar e gerenciar diabetes ou outras condições médicas;

  • Certificar-se de que as imunizações estão em dia e atualizadas;

  • Ter um peso saudável;

  • Evitar drogas, fumar e beber;

  • Receber tratamento para problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão;

  • Obter mais informações sobre a saúde da família, bem como o histórico médico do parceiro.

 

Cuidados pré-natais

Toda mulher que suspeita estar grávida deve visitar seu médico para cuidados pré-natais. Uma consulta de pré-natal envolve uma amostra de urina, verificação de peso e exame físico. Dependendo da fase da gravidez, pode ser necessário uma ultrassonografia, exames de sangue e exames de imagem. Discussão geral sobre saúde e questões sobre gravidez também podem ser realizadas. Exames pré-natais podem ajudar na prevenção de complicações e ajudar as mulheres a compreender como podem manter o bebê saudável enquanto cuidam de si mesmas. O cuidado pré-natal regular ajuda nos seguintes aspectos:

  • Redução do risco de complicações para o feto ou bebê. Mulheres que fumam e bebem durante a gravidez podem causar a Síndrome da Morte Súbita Infantil em seus filhos. Beber álcool pode aumentar o risco de distúrbios do espectro fetal, causando características faciais anormais, deficiência intelectual, má coordenação e memória, além de problemas nos ossos, rins e coração.

  • Redução de complicações na gravidez. As mulheres precisam seguir uma boa dieta, exercícios regulares e evitar a exposição a substâncias nocivas como radiação ou chumbo. Isso reduz o risco de complicações na gravidez e garante uma melhor saúde fetal. É importante que as mulheres monitorem e controlem condições médicas pré-existentes, como diabetes e pressão arterial. Isso é necessário para controlar ou prevenir complicações e efeitos.

  • Garante que os medicamentos que as gestantes tomam são seguros para elas e para o feto. Certos medicamentos para tratamentos de acne, suplementos de ervas ou dietéticos que são tomados durante a gravidez podem prejudicar o bebê.

 

Objetivo do cuidado pré-natal

O objetivo do atendimento à gestante pode ser resumido da seguinte forma:

  • Reduzir complicações durante a gravidez;

  • Tomar vitaminas pré-natais e alimentos saudáveis ​​para garantir que a mãe e o bebê recebam uma nutrição adequada;

  • Garantir que medicamentos inseguros não sejam tomados pela mãe;

  • Reduzir o risco de complicações para o futuro bebê e feto.

Bem vindo à UFA - Pronto Socorro
Sede Administrativa - Rua Cecília Bonília, 147 - São Paulo - Capital
Telefone: +55 (11) 3991-9919 (11) 98460-4046 - WhatsApp
© 2021 Todos os Direitos Reservados​